É uma característica do homem construir o conhecimento, ele é próprio da humanidade e é consequência de sua história, sendo o resultado de um processo onde há o acúmulo de toda a história da vida do ser humano. O conhecimento existe devido à necessidade do homem de questionar sobre sua própria existência e também devido à sua busca por respostas, isso, pois, o homem tenta compreender e explicar o mundo a sua volta. Mas o ser humano não guarda o conhecimento só para si, ele busca o compartilhamento do conhecimento com o próximo e para as futuras gerações, pois o conhecimento é patrimônio de toda a humanidade, um patrimônio histórico e cultural.
Graças ao conhecimento, existe a ciência, a arte e também a tecnologia. Assim, com o objetivo de dar sentido ao mundo à sua volta, o homem destaca quatro tipos de conhecimentos, sendo eles:
• O conhecimento científico;
• O conhecimento filosófico;
• O conhecimento religioso;
• O senso comum.
A seguir, serão apresentadas as características desses conhecimentos.
- O Conhecimento Científico usa a racionalidade para conseguir compreender a realidade. É importante que você tenha em mente que com isso é possível descobrir as relações entre os fenômenos, descrevendo seu comportamento para que seja possível prever os acontecimentos e nos ajudar a agir sobre a natureza, sempre almejando benefícios para toda a humanidade. O conhecimento científico é capaz de investigar a causa e a constituição do fenômeno, sendo caracterizado principalmente por sua capacidade de analisar, explicar, justificar, criar leis e predizer eventos futuros.
- O Conhecimento Filosófico é resultado de reflexões que o homem faz sobre si próprio e sobre a realidade à sua volta. Essas reflexões estão em consonância com contextos culturais e podem se modificar com o tempo à medida que se modificam também os contextos históricos. Desde o início da filosofia, os filósofos questionam-se se a verdade está no objeto ou na relação do homem com o objeto. Com isso, percebem-se diversas formas de interpretações sobre o que é verdade e qual a validade da verdade, ou seja, cada pensador vai responder essas questões de uma forma diferente. É importante deixar claro que nem todos os pensadores e até mesmo cientistas obtêm a mesma conclusão sobre essas questões que envolvem as verdades. Isso deve ser visto como um ponto positivo, pois assim possibilita que esses conceitos sejam testados inúmeras vezes, sejam comprovados e, assim, são diminuídas as margens de erros. Você deve ter em mente que é possível pensar de forma filosófica a arte, a ciência, a religião, o homem etc.
- O Conhecimento Religioso ou teológico é um tipo de conhecimento baseado na Fé, não se baseado na razão. Umas das principais características do conhecimento religioso é que ele não aceita questionamentos, exatamente por não se basear na razão e sim na Fé, isso resulta que a verdade é algo que surge da revelação. Esse conhecimento vem da crença em divindades e forças superiores. Como também ocorre com o conhecimento filosófico, o conhecimento religioso ou teológico não é experimentável, pois é totalmente dependente do exercício de pensar, eles são produzidos da necessidade que o homem possuiu de transcendência.
- O Senso Comum é um tipo de conhecimento que é produzido das experiências acumuladas pelo homem durante sua existência, é resultado das experiências do indivíduo, ou seja, aquilo que ele ouviu e viu de outras pessoas, sempre ligado às tradições sociais. Esse é um tipo de conhecimento espontâneo, que é resultado de opiniões subjetivas sobre fatos e acontecimentos que são formadas em função da experiência de cada indivíduo. Também é conhecido como o conhecimento do dia a dia e faz parte das tradições de uma sociedade e é simplesmente passado de geração a geração.
Com essas informações o aluno pode observar que esse tipo de conhecimento não depende de estudos ou pesquisas, ele aborda o fato em si sem se preocupar com as causas. Mas nunca pense que por causa disso esse tipo de conhecimento não tem valor ou significado, pois ele é a primeira compreensão que temos do mundo à nossa volta e ele nos é dado por herança, e graças a ele nós fazemos julgamentos, criamos projetos de vida e adquirimos convicções para agir.
Por outro lado, o senso comum é subjetivo e pessoal, é resultado do acúmulo de conhecimento e experiências de vida. Assim, deve ser notado que uma opinião pessoal não é considerada uma verdade desde que seja demonstrada cientificamente.
Fonte:
ALVES, R. A filosofia da ciência: introdução ao jogo e suas regras. São Paulo: Loyola, 2000.